
Espécies de Peixes Mais Conhecidas na Região:
Preferências
Depois de muitas experiências, descobri uma coisa realmente excitante: a pesca de traíra.
Comecei a pescar traíras em lugares diferentes e enlouqueci quando peguei o primeiro exemplar com uma isca artificial (superfície Hélice-Bicuda). Fiquei assustado com a voracidade e energia desse peixe que não tem medo de nada, e quando está com fome...engole qualquer coisa que passar a sua frente!
Li muito, aprendi um pouco e dentro dos meus singelos conhecimentos, posso dizer que sou especializado na pesca de traíra. Sempre que saio para pescar, procuro um cantinho pra jogar a artificial pensando em encontrar uma traíra faminta.
"É lindo ver aqueles insistentes e assustadores dentões saindo da água para morder a isca" P.A.
Respeite a vida, pratique o pesque e solte!
TRAÍRA
A traíra ou lobó, é um peixe carnívoro de água doce. É extremamente voraz, completamente territorial e bastante esportivo. Peixe de escamas bastante escorregadio com dentes muito afiados, por isso é preciso cuidado com seu manuseio. Normalmente fica ativa quando a água está quente, acima dos 18º celsius. Tem preferencia por locais de água parada, vegetação abundante e baixa profundidade. Nos meses mais frios se enterram na lama para suportar melhor as baixas temperaturas. Animal muito resistente e saboroso.


BAIACU ARARA
Este peixe de água salgada encontra-se em pequenos grupos, vivem em regiões costeiras, de baixa profundidade. Não possui escama. Chega a atingir 60 cm de comprimento. A coloração do dorso é variável, indo de verde-amarelo ao azul-acinzentado, são brancos nas laterais e ventral. SÃO ALTAMENTE TÓXICOS E VENENOSOS (principalmente a pele e as vísceras).

PINTADO
É um peixe de água doce, de couro com hábitos noturnos. Normalmente é encontrado em águas correntes, bem no fundo dos rios. Se alimentam de todo tipo de peixe, além de outros pequenos animais. Há registros de pintados capturados com até 101 kg. Se alimenta de quase tudo e tem mais frequência no sul do país.

CORVINA
Pode ser encontrada em água doce e/ou salgada. Tem um corpo alongado e pode atingir até 75 cm de comprimento. Peixe de fundo que se encontra com mais frequencia no litoral próximo à formações rochosas. Seu alimento preferido são pequenos camarões.

LAMBARÍ
Peixe frágil de pequeno porte, abundante em águas brasileiras. É onívoro e seu tamanho médio está entre 6 cm e 12 cm onde seu corpo é prateado coberto por pequenas escamas. São alimentos para quase todos os peixes carnívoros além de uma excelente iguaria na culinária nacional.

TAMBAQUI
Peixe resistente da mesma família dos pacús encontrado em água doce. Tem seu corpo coberto por escamas e dentes muito fortes que parecem com dentes humanos, capazes de quebrar pequenos cocos. Tem uma carne deliciosa, porém bastante gordurosa. Podem chegar aos 45Kg e são peixes muitos fortes. Sua alimentação principal é feita com frutas, sementes e pequenos insetos. Na época da desova param de se alimentar e retiram energia da gordura acumulada.

TILÁPIA
Peixes muito resistentes nativos da África. Crescem rápido e se reproduzem facilmente, pois comem de tudo, desde insetos e frutas até pequenos filhotes de outras espécies. Sua carne é leve e saborosa e seus filés tem alto preço no mercado. É encontrado abundantemente em toda a américa e é utilizado como controle natural de algumas plantas aquáticas.







CARPA
Peixe de água doce originário da China. Existem diferentes tipos de carpa e sua coloração é bastante variada. Peixe muito utilizado para ornamentações. Nos países orientais significa boa sorte e vida longa, por isso é muito representada em tatuagens. Algumas espécies podem chegar a 20kg e sua carne tem fama de gosto de barro.
PEIXE-CACHORRO
Também conhecido como "saicanga", é um animal frágil encontrado geralmente nas corredeiras dos rios em meio à pedras e troncos. Com seus dentes afiados e pontiagudos como os de um cão, se alimenta de pequenos peixes e insetos e raramente ultrapassam os 35 cm de comprimento. Usando material muito leve, é possível fazer uma pesca divertida com estes peixinhos vorazes e muito saborosos.
BAGRE AMARELO OU JUNDIÁ
Peixe de couro que habita o fundos dos rios. Vive em meio à pedras, troncos e lama. Se alimenta em quase tduo oque pasa pela frente tendo preferencia por pequenos animais mortos. è um peixe muito resistente e de crescimento rápidoe fácil adaptação em qualquer ambiente, apesar de preferir águas correntes. Sua carne é bastante saborosa, tem poucos espinhos e baixíssimo teor de gordura. Pode chegar à 3,5 kg.
PIAU
Peixe de água doce com escamas e corpo alongado. Muito valente e proporciona uma briga emocionante quando fisgado. Sua pesca é minunciosa e delicada, e exige certa experiência do pescador pois costuma carregar a isca na boca antes de comer. Pode chegar até 80 cm, porém em grande maioria são encontrados em tamanhos menores. É onívoro e muito ágil. Tem uma boca bem pequena e sua carne possui muitos espinhos, apesar de ser saborosa. Peixe comum em todo o brasil.
CASCUDO
Também conhecido como ACARI, BODÓ OU LIMPA VIDRO. Seu corpo é composto de placas ósseas e revestido por uma couraça bastante áspera e sua boca se localiza na parte de baixo do corpo.
Se alimentam de lodo, vegetais e restos orgânicos em geral e pode chegar à 35 cm de comprimento. Sua carne é muito saborosa e com poucos espinhos. Porém não é só na culinário que este animal é desejado. Aquaristas de todo o mundo também o procuram para ornamentar seus aquários aproveitando que ele come o lodo e ajuda na limpeza.
DOURADO
Animal muito imponente com cores fortes e exuberantes. Tem uma força descomunal para seu tamanho sendo um peixe muito cobiçado por pescadores por ser muito esportivo. Já foram encontrados exemplares de 25 kg. Sua carne é branca e bastante apreciada na culinária. Sua pesca desordenada está acarretando a diminuição dessa espécie em nossa região.
No norte do pantanal matogrossense e em outras regiões, já existe uma política de proteção dessa espécie, cujo abate está terminantemente proibido, ato punido sob as penas da lei.
CURIMBATÁ ou CURIMATÃ
Também chamado de papa-terra, se alimenta de lodo e alguns vegetais. Na época das cheias faz movimento migratório para a reprodução. Peixe abundante na região Sul-Fluminense, e bastante difícil de ser pescado com anzol, pois é um animal é muito ágil e arisco e sua boca é bem pequena. Normalmante é necessário cevar para que se possa capturar alguns exemplares. Sua carne é branca e com muitos espinhos e pode chegar à 85 cm de comprimento.

Sarapó ou TUVIRA
Peixe de águas calmas e com vegetação abundante. Vive escondido em meio a troncos e folhas ou enterrado lama. É noctívago e se alimenta de pequenos peixes e insetos. Desova nos meses mais quentes do ano em meio a folhagens e algas. Possui um sistema elétrico com pequenas descargas que servem para localização e comunicação entre indivíduos da mesma espécie. Pode chegar aos 90 cm de comprimento e é muito utilizado como isca para pesca de dourados e peixes de couro.